Pesquisa

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Manifesto de um Professor ...

Querido MR, venho por meio do seu site, embora saiba se tratar de um destinado ao humor, expor minha indignação referente à educação pública no Brasil.
Sou professor de ensino fundamental e médio em uma escola pública na cidade de Juiz de Fora, MG. Por meses venho tentando, sem sucesso, controlar uma daquelas turmas impossíveis, onde ninguém fica calado um minuto.
Já cansado de várias tentativas frustradas, decidi colocar três desses alunos pra fora de sala, pensando dessa forma fazer com que os outros alunos se calassem. Para minha surpresa, cerca de 10 minutos depois a diretora chegou com esses mesmos alunos dizendo que eu não posso colocar nenhum aluno para fora de sala e que eles deveriam entrar novamente. Que o aluno tem que ficar em sala de aula e o professor é quem deve se virar pra controlar a situação.
Ela disse ainda que eu teria que pedir para a direção da escola encaminhar um comunicado aos pais desses alunos, o que eu seim por conversas com outros professores, que não resolve em nada.
Concluindo, os alunos se sentiram vitoriosos, protegidos pela direção da escola, e ficaram dizendo que agora é que iriam "tocar o terror em sala".
O que eu não consigo entender é o motivo de uma pessoa acordar cedo todos os dias para ir a escola e simplesmente não querer estudar. Resultado disso tudo: simplesmente nunca mais entro em uma sala de aula novamente para trabalhar como professor.
Desisto. Entrego os pontos. Chega de ficar noites me preparando, lendo, estudando, para tentar oferecer uma aula de qualidade e atraente aos alunos.
Sei que muitos são interessados, mas me senti muito desmotivado e já estou até me matriculando em um cursinho preparatório de concursos. A imagem que fiquei foi a de uma diretora me oferecendo uma sala de aula lotada, um giz e dizendo "se vira".
Desculpe o email longo e o desabafo.

Rafael Santos - Juiz de Fora - MG

Nenhum comentário: