Pesquisa

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Passem nesse blog é dez

VIOLENCIA DOMESTICA NÃO É ARTE!!!

Pra começar, eu gosto muito de acompanhar editoriais de moda e ensaios fotográficos que são uma forma de manifestação artística. Mas tudo tem seu limite. Ontem estava vendo o ensaio do fotógrafo americano Tyler Shields e achei, no mínimo, irresponsável. As fotos, apesar dele negar, faz alusão à violência doméstica... mostra uma modelo "tipo barbie" com olho roxo, em outra foto... ela aparece com um modelo "tipo Ken" amarrada pela corda do ferro de passar numa pose "espanca que eu gosto".


Sinceramente, me dá nojo.

Primeiro porque isso não é arte, é glamourizar uma realidade infeliz. Apenas nos Estados Unidos, a cada nove segundos, uma mulher é estuprada ou agredida. Em todo o mundo, uma em cada três mulheres foi espancada, forçada ao sexo ou agredida ao menos uma vez na vida. O pior, o agressor, na maioria das vezes, é alguém da própria família.

e mais...

Violência doméstica é a principal causa de ferimento nas mulheres, mais que acidentes de carro, assaltos e estupros.

Mais de 10 milhões de crianças testemunham esse tipo de violência dentro de casa... (leia mais estatísticas aqui)

Não apenas pelo fato de eu ser mulher e mãe de meninos, mas eu repudio esse tipo de "manifestação artística". Para que glamourizar esse tipo de violência? Retratar a violência por meio de fotos artísticas tem um outro significado que criar uma foto inspirada na violência doméstica... Sou contra e ponto! Não é bonito, não é normal, não é saudável... Meu filho não pode ver uma foto dessa e achar que é natural ou arte. Não se bate em mulher, não se bate em marido, não se bate em filho... e é por ai que o papo deve rolar.

E...pra finalizar, acho que descobri um novo significado para a palavra exaustão. Estou no meu limite, tanto que apenas hoje me dei conta que amanhã é o primeiro dia de aula do Tomás. Como? Quem me conhece sabe o quanto sou organizada e não deixo nada, nadica... pra última hora. Sou daquelas que faz checklist para tudo, define menu da semana... Em poucas palavras, "eu já era"! Tô só o pó. Hoje foi uma correria louca, comprar coisas pra escola, lanche, preparar mochila e levar papelada para o médico assinar. Me sinto péssima, péssima mãe... como assim esquecer do primeiro dia da aula do filho? Quem me lembrou foi a professora, com aquela cara de "nossa você não sabia?" Finalmente, caiu a ficha que NÃO DÁ, simplesmente, NÃO DÁ pra ser supermãemulhermaravilha. Sou um ser humano qualquer, inclusive com limites... Pra quem ainda vive a ilusão da mulher maravilha, hei, acorda!!!!

Nenhum comentário: